Pular para o conteúdo principal

Angular Dev Tools

Aproveitando o frisson do lançamento de nova versão (ver o post anterior), a equipe do Angular lançou também uma ferramenta chamada Angular Dev Tools - uma extensão para o Chrome que permite maiores informações de debug e performance de uma aplicação Angular rodando no browser. Mais um passo dado pela equipe de desenvolvimento do framework para melhorá-lo para a comunidade, conforme pesquisa realizada que apontou que uma ferramenta de debug e melhores mensagens de erro eram os maiores desejos dos desenvolvedores - veja o post oficial falando sobre isso aqui: https://blog.angular.io/introducing-angular-devtools-2d59ff4cf62f.

Para instalar a ferramenta, entre na Chrome Web Store e procure a extensão pelo seu nome (aqui o link direto). Clique em "Add to Chrome" para instalá-la.

Após a instalação, abra sua aplicação Angular no Chrome e entre na opção "Inspecionar" (Chrome Dev Tools, acessível também pela tecla de atalho <F12>). No mesmo lugar que você costuma acompanhar as mensagens de erro da Console e também a atividade de rede (Network), agora você tem uma aba Angular, que permite visualizar os componentes Angular da tua aplicação.

Esta nova ferramenta é compatível com as versões do Angular 9 e superiores, que possuam o Ivy habilitado (o Ivy é o compilador / renderizador mais moderno do Angular, que a partir da versão 9 já vem habilitado por default). Ainda está muito cedo para saber o impacto do lançamento desta ferramenta. Veremos se ela vai facilitar a vida de nós desenvolvedores de aplicações Angular ou não. Vou procurar utilizá-la e quando conhecê-la mais a fundo faço outro post com mais conteúdo.

Um abraço e até o próximo post!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maven - Versão nova lançada

  Saiu versão nova do Maven - 3.8.2. Esta foi apenas uma versão de correção de bugs, mas a versão anterior, a 3.8.l, foi uma versão importante e vou aproveitar para falar sobre ela. Quem acompanha o histórico de versões do Maven , deve ter percebido o pulo de versão, da 3.6.3 para esta 3.8.1. A razão está explicada neste link , e o grande motivo foi tentar evitar problemas de segurança pelo acesso a repositórios via protocolo HTTP. Por default, esta versão 3.8.1 do Maven bloqueia o acesso a repositórios HTTP - você precisa acessar repositórios HTTPS . O bloqueio acontece com a adição de um mirror chamado "maven-default-http-blocker", bloqueando todo e qualquer acesso a repositórios HTTP externos. <mirror>    <id>maven-default-http-blocker</id>    <mirrorOf>external:http:*</mirrorOf>   <name>Pseudo repository to mirror external repositories initially using HTTP.</name>    <url>http://0.0.0.0/</u...

REST Assured

Recentemente, fiz uma apresentação no meu trabalho falando sobre o framework REST Assured, que permite construir testes unitários que verificam o funcionamento de serviços REST. Confira a apresentação abaixo!

Jakarta EE 10, A nova versão corporativa do Java

Mais de um ano atrás, fiz um post sobre o lançamento da versão 9.1 do Jakarta EE (confira esse post aqui ). Nesse post, eu expliquei um pouco sobre a transferência do Java EE da Oracle para a Eclipse Foundation e a mudança necessária ocorrida nessa versão no nome dos pacotes: de javax para jakarta . Agora, acabou de sair uma nova versão do Jakarta EE , versão 10 , a primeira versão que verdadeiramente traz novidades nas especificações que tanto conhecemos: JPA agora evoluiu para a versão 3.1; CDI para a versão 4.0; JAX-RS  para a versão 3.1; e assim por diante. Foram mais de vinte especificações atualizadas / evoluídas nesta versão, que criou também um novo perfil de implementação. Agora, temos três perfis para implementação do Jakarta EE :  Jakarta EE 10 Platform , o perfil completo com todas as especificações (este perfil somente os servidores de aplicação costumam implementar, como Wildfly e Glassfish ); Jakarta EE 10 Web Profile , um perfil com especificações volta...